Abertura de empresa nos Estados Unidos: como fazer

empresa nos estados unidos

Abertura de empresa nos Estados Unidos: primeiros passos

Se você é empreendedor ou futuro empreendedor e pensa em abrir uma empresa nos Estados Unidos, já deve saber que são necessários alguns requisitos para não ter dor de cabeça e alcançar seu objetivo. O primeiro passo para pensar é o visto. E cada um deles tem regras específicas. Continue com a gente para entender melhor e abrir um negócio sem complicações.

Começando com os vistos

Os dois vistos mais comuns para o investidor brasileiro são o L-1 e o EB-5. O L-1 permite que empresas possam transferir seus executivos, gerentes ou funcionários para uma nova ou até uma já existente filial nos Estados Unidos. É como se fosse uma transferência interna da própria companhia. Executivos e gerentes assim podem permanecer no país de cinco a sete anos. Para ser transferida, a pessoa deve ter trabalhado para a empresa brasileira nos três anos anteriores à transferência e por um ano contínuo.
Já o EB-5 proporciona ao investidor a oportunidade de investir e residir nos Estados Unidos investindo um valor mínimo de US$ 500,000,00. Esse valor pode ser para a abertura de um novo negócio ou para um investimento. Também são requisitos a geração de no mínimo 10 novos empregos para residentes ou cidadãos americanos e as condições de elegibilidade do investidor. Será necessário provar a origem do investimento e comprovar a inexistência de antecedentes criminais.

O tipo de visto de um sócio ou acionista não impede a abertura de empresa nesses formatos. Porém, é extremamente importante verificar a legislação de imigração para saber se a participação em empresas afetaria seu status imigratório.

Pensando na formalização da empresa

Após a etapa dos vistos estar completa, é necessário pensar em como formalizar a sua empresa. Assim como no Brasil, é exigida uma documentação, mas confira com a gente como não é tão complicado como parece. Os Estados Unidos oferecem várias opções para a formalização da sua empresa. A Limited Liability Company (LLC) e a Corporation (Inc ou Corp) são as mais comuns e oferecem proteção limitada para os sócios e acionistas. O processo de abertura é relativamente simples. É necessário fazer o registro na Secretaria do Estado onde pretende atuar e esses documentos são considerados como atas de abertura da empresa. Assim que o estado em questão aprovar, de dois a quatro dias úteis, o negócio está oficialmente aberto. Ambos os formatos não obrigam que a empresa tenha  mais de uma pessoa como acionista ou sócio.

O próximo passo

Depois do processo de abertura da empresa, é necessário adquirir o Employer Identification Number (EIN), que também pode ser chamado de “Tax ID”. O EIN tem função similar a do CNPJ no Brasil. Obtendo o EIN já será possível abrir uma conta bancária para a empresa.

Licença específica para o ramo de negócio

Antes de iniciar as operações  da empresa, é  importante verificar com a cidade, condado e o estado a necessidade de licença específica para sua empresa. Na maioria das vezes, somente uma licença (como uma espécie de alvará) local é suficiente. Mas no caso de   restaurantes, clínicas, construção, importadores ou escritórios de arquitetos, por         exemplo, o governo pode exigir registro junto a outros órgãos governamentais. A exigência de seguros específicos também varia de acordo com o tipo e natureza do negócio.

Esperamos ter te ajudado a entender melhor como abrir o sua empresa nos Estados Unidos. É necessário pesquisar bastante e se informar, como para qualquer outro assunto. Se ficou com alguma dúvida, busque as informações corretas e prospere seu negócio em solo americano.

Talvez você queira saber também sobre como abrir uma conta bancaria nos Estados Unidos?

Esse artigo é apenas um apanhado informativo e de forma alguma substitui o aconselhamento de um expert na área. Procure um advogado/contador/especialista para averiguar sua situação específica.

 

Nossa nota
 
Summary

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*