Mergulho na Florida, os melhores lugares

mergulho na florida

Mergulho na Florida, os melhores lugares

A cada dia que passa a Florida surpreende com a quantidade de atrações que ela nos oferece, e hoje vamos falar sobre mergulho!   Até a pouco tempo atras a Florida não era muito conhecida, para nós brasileiros, como um destino de mergulho, e hoje ela certamente é! E por isso fomos buscar informações sobre os melhores lugares para se fazer mergulho na Florida e dividir aqui com você. Quem sabe na próxima vinda para cá você não se anima a conhecer a Florida por baixo da água? Espero que você goste!

11 opções ótimas de mergulho na Florida:

Biscayne Maritime Heritage Trail é uma trilha marítima que fica no Biscayne National Park. Neste parque é possível explorar os restos de alguns naufrágios datados do final de 1800 e início de 1900. Ao total são seis naufrágios: Arratoon Apcar afundou em 1878, Erl King em 1891, Alicia em 1905, Lugano em 1913, Mandalay em 1966, e o último,  um navio de madeira do século 19 de nome desconhecido. A mais recente atração do parque foi a entrada do Fowey Rocks Lighthouse, um farol que tem testemunhado décadas de tempestades e naufrágios, e é conhecido como o “Olho de Miami”.

mergulho-na-florida-biscayne-maritime-heritage-trailAqui nesta trilha você encontrará uma grande variedade de tamanhos e tipos de embarcações. Após o mapeamento de cada um deles foram instaladas bóias de amarração para sinalização e segurança dos mergulhadores. O acesso aos locais da trilha é apenas por barco. Muitos dos naufrágios estão em águas claras e altamente visíveis e não muito profundas. Erl King, Alicia e Lugano são mais adequados para mergulhadores, enquanto os outros lugares podem ser facilmente apreciados fazendo snorkeling. Mandalay, em particular, oferece uma oportunidade inigualável para os praticantes de snorkel , eles poderão admirar um naufrágio dentro de um belo cenário natural. Um must go é a área ao redor do Fowey Rocks Lighthouse, pois apresenta uma linda vida marinha colorida!

*Crédito das imagens: National Park Service.

 

DEMA Trader é um navio cargueiro de 165 pés que afundou em 2003 a 6 km de Key Biscayne. Para facilitar o acesso dos mergulhadores foram feitas grandes aberturas na lateral da estrutura do navio, permitindo mergulhos seguros e garantindo uma boa exploração na antiga cozinha e nas áreas de cabine. Foram colocadas toneladas de tubos de concreto no porão de carga, criando um lastro em caso de tempestades e também mais hábitat para a vida marinha local.

mergulho-na-florida-dema-trader

Este naufrágio é para mergulhadores com curso básico (Open Water) de mergulho pois está a 21 metros de profundidade da superfície. As águas transparentes e a variedade da vida marítima em torno do do navio fazem deste mergulho uma experiência que vale a pena! Uma curiosidade: ele era um navio de contrabando de drogas!

*Crédito das imagens: Portofino Diver Academy.

 

 

Half Moon Preserve foi um iate construído na Alemanha em 1908 e que afundou na bahia de Key Biscayne em 1930Este naufrágio está a somente 3 metros de profundidade, e portanto é um ótimo local para snorkelers e mergulhadores em fase inicial, pois as águas são rasas e geralmente muito calmas. O casco é coberto com corais macios e esponjas. Existe uma grande variedade de peixes como o Damsel, Peixes Anjo e tantos outros peixes de recife que se escondem embaixo do convés.

mergulho-na-florida-half-moon-preserve

O naufrágio encontra-se dentro do parque nacional de Biscayne, e portanto os mergulhadores devem lembrar que é proibida a retirada de qualquer objeto encontrado no parque, bem como a pesca com lança e a coleta de peixes tropicais. Ah e se o instagram existisse naquele época você pode apostar que teria sido um dos lugares com as melhores selfies de Miami!

*Crédito das imagens: Portofino Diver Academy.

 

 

Molasses Reef , este recife fica em Key Largo e é provavelmente o local mais visitado nas Florida Keys e possivelmente dos Estados Unidos. Este lugar tem indiscutivelmente a coleção mais bonita de recifes em toda a Flórida! Aqui o mergulho é raso e perfeito, em especial, para aqueles que querem ver os corais vivos e não tem grande experiência subaquática.

mergulho-na-florida-molasses-reef

Este local abriga o coral cérebro, o coral estrela, e outros grandes corais de barreira. As grutas e as bordas acabam sendo casas para lagostas, caranguejos, enguias de Moray, peixes papagaio, peixes anjo, tartarugas, raias, e às vezes tubarões-enfermeiro.

Os mergulhadores poderão aproximar-se bastante de toda essa vida marinha. Os caminhos na areia dividem as áreas de coral e criam uma vista surpreendente. Um guincho velho do navio e uma âncora de 2,5 metros ajudam a criar um habitat para a natureza marinha o que deixa ainda mais interessante este mergulho. Uma informação importante: este recife fica bem ao lado do John Pennekamp Park, local escolhido por muitos moradores do Sul da Florida para a certificação de mergulho. Então porque não aproveitar e voltar para casa com sua carteira de mergulho? Aproveita!!

*Crédito das imagens: Portofino Diver Academy.

 

Looe Key National Marine Sanctuary fica em Big Pine Key (40 mins antes de Key West) e é um dos mais belos recifes das Florida Keys. Looe é o nome do navio que encalhou em 7 metros de água em 1744. Este recife criou lindos desenhos que se parecem com dedos de coral vivo se estendendo nas águas do mar. Esta é uma ótima área para fotografia.

mergulho-na-florida-looe-key-national-marine-sanctuary

As profundidades variam de 2 a 20 metros, com áreas mais profundas de mergulho e ocasionalmente com correntes perigosas. Então fique atento, informe-se antes sobre as condições do mar e áreas mais seguras. O Looe Key National Marine é uma Área de Preservação, que foi criada em 1997, onde é proibida a pesca de lagosta. Como resultado, este recife é o lar de uma grande população de lagostas!

*Crédito das imagens: Looe Key Divers.

 

 

Army Tank #1 é um de dois tanques do exército M60 colocados a 15 metros abaixo da superfície da água, em junho de 1994 e fica bem próximo a Miami Beach. Ao mesmo tempo que os tanques foram colocados neste local, o Departamento de Gestão de Recursos Ambientais (DERM) também colocou 1060 toneladas de rochas de calcário ao lado dos tanques.

mergulho-na-florida-army-tank-#1

O resultado é uma área rica em vida marinha. As lagostas são abundantes tanto sobre os tanques como dentro dos pedregulhos, capaz de facilmente se esconderem de seus predadores. Embora os tanques tenham sido submergidos há apenas 6 anos, eles parecem ter estado aqui desde a última Guerra Mundial. E a vida marinha seguem em crescimento, incluindo ostras espinhosas, esponjas e uma variedade de corais duros e moles. O Army Tank pode ser uma boa opção para quem está em Miami e não quer se deslocar muito para mergulhar.

*Crédito das imagens: Dive Spots

 

Devil’s Den fica em Williston, na parte central da Florida e pode-se dizer que é um mergulho pré-histórico. Nós já fizemos um post aqui no site inteirinho sobre este assunto. Então clique aqui no post Devil’s Den e aproveite!

mergulho-na-florida-devil's-den

*Crédito das imagens: Devil’s Den

 

 

 

 

Blue Heron Bridge em West Palm Beach é considerado o melhor mergulho na costa da Flórida. Blue Heron Bridge fica em Phil Foster Park, no Condado de Palm Beach. Aqui ambos snorkelers e mergulhadores podem desfrutar de uma diversidade de águas rasas de vida marinha que é incomparável em outras partes do estado.

mergulho-na-florida-blue-heron-bridge

Uma viagem de apenas 6 metros para baixo você vai encontrar cara a cara com polvo, peixes anjo, cavalos-marinhos, lagostas e, quando a água é mais quente, peixes-boi. Sua acessibilidade do litoral e profundidade relativamente rasa fazem-lhe um dos mergulhos mais fáceis de Florida.

*Crédito das imagens: Mike Phelan

 

 

 

Tenneco Towers é o maior recife artificial do sudeste da Flórida, foi criado em 1985, quando a Tenneco Oil Company afundou (quando isso ainda era possível!!) cinco grandes seções de plataformas de produção de petróleo. Este naufrágio fica ao sul da costa de Fortlauderdale e tem profundidade mínima de 24 metros. Importante: os mergulhadores Open Water (curso básico) podem acessar as 3 primeiras torres, mas deixem as duas últimas torres para os mergulhadores avançados com certificações de águas profundas.

mergulho-na-florida-tenneco-towers

O fluxo de marés e correntes que se movem livremente no local deu crescimento quase que instantâneo a uma selva de coral macio, cobrindo todo o naufrágio. Muitos peixes grandes de mar aberto podem ser encontrados e também peixe-anjos-rainha, hogfish espanhol, e ocasionalmente tartarugas.

*Crédito das imagens: Wow Amazing.

 

 

 

Blue Grotto fica em Williston. E é provavelmente a gruta a mais fresca que você irá visitar! Esta caverna de 24 metros de profundidade fica na parte central da Florida e tem um sino de mergulho na marca dos 9 metros (30ft).

mergulho-na-florida-blue-grotto

Este sino é um “pit stop” para que você possa parar para “conversar” com seu parceiro de mergulho antes de continuar a descida. Lá embaixo, chegando na caverna de águas profundas, você encontrará uma grande quantidade de fósseis e formações rochosas submarinas intocadas. Para poder fazer este mergulho é necessário a certificação do curso básico, Open Water.

*Crédito das imagens: Blue Grotto Dive Resort.

 

 

Copenhagen Wreck foi um navio à vapor inglês construído em 1898 e afundado em 1900 quando bateu em uma pedra enorme, que se enxerga até hoje da praia de Pompano Beach. Este naufrágio foi designado um naufrágio histórico e é uma parte da Reserva Arqueológica Subaquática da Flórida.

mergulho-na-florida-copenhagen-wreck

Hoje, não resta muito do navio além de uma âncora, parte da estrutura e uma placa que marca o naufrágio. As profundidades de 5 a 11 metros tornam este local ótimo para iniciantes e snorkelers.

*Crédito das imagens: Scuba Diver Life

 

Espero que você tenha gostado deste post sobre mergulho na Florida, e lembre-se que quando você for mergulhar é muito importante escolher uma operadora local confiável e de qualidade. Além de “checkar” seu equipamento antes de descer é muito importante se informar sobre as condições do mar, se são favoráveis ou não. E por último lembre-se que tudo o que se vê lá embaixo deve permanecer por lá!

Adoraríamos se você compartilhasse com a gente as suas experiências de mergulho na Florida. Bom mergulho!

CHECK LIST DE VIAGEM A MIAMI:

  1. Já reservou passagem aérea?
    1. Avianca e a Azul tem bons preços fora do eixo Guarulhos – Miami
    2. Está voando por Rio ou São Paulo? A LatAm tem vôos diretos mais em conta: passagens com a LatAm
    3. Quer comparar os preços de passagem? Faça a comparação no Voopter aqui.
  2. Já escolheu hotel? Prefere alugar casa? Alguns links para ajudar na escolha:
    1. Hotéis baratos e legais em Miami
    2. aluguel de casas e apartamentos em Miami
  3. Vai alugar carro? A RentCars é um bom comparador de preços. Clique aqui  ;
  4. Quer garantir tickets para shows? Um jeito fácil é usando o ViaGogo. O link dos eventos em Miami está aqui.
  5. E as atrações principais? O cartão GO Miami dá entrada grátis para diversas atrações (como Jungle Island, Perez Museum, passeio de barco em Key Largo, etc). Dá para comprar o cartão GO Card Miami aqui.
  6. Quer conhecer vários nightclubs, pular a fila, com transporte luxo incluído, e bebida grátis? Reserve um club crawl aqui.
Mergulho na Florida: uma lista dos melhores lugares
Mergulho na Florida: uma lista dos melhores lugares

 

Nossa nota
 
Summary

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*