Visto de investidor nos Estados Unidos: um caminho caro, mas seguro

visto de investidor

Visto de investidor nos Estados Unidos: um caminho caro, mas seguro

Como vocês podem ver pelos inúmeros posts sobre o assunto de vistos, estamos tentando levantar dados sobre todas as formas possíveis para um brasileiro vir morar nos Estados Unidos de forma legal. Isso tem sido uma das perguntas que mais recebemos e por isso elaboramos este texto sobre visto de investidor nos Estados Unidos.

De todos os vistos de permanência, o que traz a situação mais segura, fora o visto por parentesco (casamento, filiação, etc), é o chamado visto de investidor, ou EB-5, pois além de não ter restrições sobre o tempo que a pessoa precisa permanecer dentro e fora do país, ele estende-se ao cônjuge e aos filhos menores de idade, e permite a aquisição da cidadania para toda a família. Ele só tem um grande “defeito”: exige que o investidor possua U$500,000 para investir em um negócio nos Estados Unidos.

Com relação a esse assunto, gostaria de fazer um “disclaimer”: aprendi tudo que sei em função de um cliente que possui justamente um fundo para investimento em EB-5. Minha empresa criou todo o site, estratégia de tráfego, SEO e gerenciamento de leads e prospects para ele. Então acabei tendo que estudar a fundo tudo que existia sobre o tema. Obviamente, tornei-me parcial ao projeto do meu cliente, cujo fundo investe em grandes cadeias de alimentação renomadas, como Dunkin Donuts e outras.

Mas acredito que o que aprendi pode ser usado por qualquer um. E os princípios de como se deve avaliar as empresas que oferecem os vistos EB-5 permanecem válidos, então gostaria de passar para vocês.

Mas vamos dar um passo atrás e primeiro explicar melhor do que se trata o visto de investidor. O EB-5 de fato é a forma mais rápida e confiável para quem quer conseguir a residência permanente em solo americano. Só não é a mais barata. Abaixo explicarei um pouco mais sobre a categoria “visto de investidor” e quais as vantagens se você optar pelo EB-5.

Visto de investidor: por que é melhor opção?

O EB-5 proporciona ao interessado, cônjuge e filhos menores de idade a residência permanente nos EUA, abrindo portas também para a cidadania norte-americana. Mas, para conseguir o visto de investidor, existem algumas exigências e é importante saber para se planejar.

É necessário ter pelo menos US$ 500.000 investidos em um novo negócio, que tenha a capacidade de criar e manter no mínimo 10 empregos DIRETOS, por no mínimo 2 anos, para trabalhadores do país. O investidor também deve comprovar que tem a ficha limpa, ou seja, que não foi condenado por nenhum crime, não foi responsável por fraudes financeiras nem violou as leis de imigração dos EUA, e que não tem histórico de fraude financeira ou de violação das leis de imigração dos EUA. Por fim, os recursos devem ter sido obtidos por meios legais (isso impede brasileiros que possuem dinheiro não declarado ou proveniente de caixa 2 de aplicar-se usando ele ) e o investimento deve ficar comprometido no projeto ou no novo negócio pelo período que for definido, mas no mínimo por cinco anos. Ademais, não há garantias de retorno da rentabilidade.

Apesar de inexistir, em princípio, uma garantia de retorno financeiro, diversos dos fundos mais sérios conseguem demonstrar retorno financeiro passado, em função de largo histórico de sucesso.

Algumas características dos fundos de menos risco são: eles investem em negócios com anos de sucesso e com “financials” e “drivers” de sucesso conhecidos (custos, taxa de retorno, etc), como negócios de cadeia, de marcas consolidadas, que já estão no mercado há muitos anos, e que comprovadamente conseguem gerar muitos empregos com um salário baixo (para que seja possível com apenas U$500,000 gerar-se todos os 10 empregos durante 2 anos, e ainda se consiga retornar o investimento principal). Negócios com alta volatilidade e incerteza de resultados, ou cuja mão de obra é mais cara (como entretenimento ou saúde) normalmente não são boas ideias de base para um fundo de EB-5.

Vantagens

Preenchendo todas as características e se tornando um investidor, você pode se considerar praticamente um cidadão americano. O visto de investidor vai permitir aos seus filhos, por exemplo, anuidade reduzida nas universidades do mesmo estado de residência, desde que tenha o Green Card em mãos. Você e sua família podem morar e trabalhar em qualquer lugar do país, que conta com ampla oferta de oportunidades profissionais, e ninguém terá nenhuma restrição de viagem, idade ou conhecimento de idioma.

Outra vantagem é que você não precisará esperar sorteio ou lista de espera. Uma vez aprovado o início do processo, o EB-5 garante que você more com sua família em solo norte-americano onde preferir. Também o caminho para a cidadania americana estará aberto e muito facilitado.

Outras opções:

Caso não queira optar pelo EB-5, você pode tirar o visto E2, por exemplo. Nesse caso, o visto será apenas temporário e sempre será necessário realizar a renovação. Ele não permite a conversão para Green Card permanente e cidadania. Assim, o EB-5 ainda é a melhor escolha para quem dispõe do capital.

Esperamos ter ajudado a resolver as dúvidas de quem nos lê…Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato abaixo, deixando um comentário!  E se você quiser continuar a leitura não perca o post sobre Abertura de empresa nos Estados Unidos: como fazer.

Crédito imagens: LCR Capital Parnter

Visto de Investidor Estados Unidos
Visto de Investidor Estados Unidos
Nossa nota
 
Summary

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*